Obs: Todos os exames de imagens citados abaixo são realizados apenas na Unidade Matriz, localizada na SGAS 915 Centro Clínico Advance 1 (saiba como chegar clicando na aba "Unidades").
-
Densitometria Óssea:
É o melhor método de imagem para se medir a densidade, isto é, a “consistência”, do osso e permitir a avaliação do risco de fraturas causadas principalmente pela Osteoporose. O aparelho utilizado para realizar o exame, que demora aproximadamente 15 minutos, utiliza uma fonte de RX de baixa radiação (cerca de dez vezes menor do que a que ocorre quando se faz um RX de coluna e cem vezes menos do que uma tomografia computadorizada). O exame é indolor e seguro.
Como é realizado o exame?
O paciente fica deitado sobre a mesa do equipamento usando uma bata fornecida. Durante a realização do exame o “braço” do aparelho percorre longitudinalmente a parte superior do corpo do paciente como que tirando várias fotografias da estrutura óssea, sem que haja contato físico. A posição é cômoda e o paciente pode, inclusive, conversar com o técnico e pedir explicações detalhadas. Recomenda-se uma alimentação leve antes do exame.
Em quais regiões é recomendado o exame?
A Densitometria pode ser realizada em qualquer parte do corpo. Com áreas representativas e de maior importância. O exame consiste numa amostragem óssea, examinando os tipos de estruturas ósseas (osso trabecular e osso cortical).
-
Densitometria de corpo inteiro:
A densitometria por DEXA do corpo inteiro é o único método que avalia diretamente todos os compartimentos corporais (massa óssea, massa muscular e água, massa gordurosa), sem inferir dados a partir da medida de apenas um compartimento.
Como é realizado o exame?
A densitometria utiliza os raios-x para realizar o exame. O aparelho emite raios-x de baixíssima intensidade que atravessam os diferentes tecidos do corpo. Devido ao grau de absorção dos raios-x de cada tecido, é possível quantificar de forma precisa o percentual de gordura, músculos, ossos e a água do organismo.